Lipo a Laser
O princípio da lipoaspiração tradicional consiste em introduzir uma cânula fina com um formato especial onde o médico realiza movimentos na área a ser trabalhada. Após, a gordura é aspirada com melhora da silhueta corporal.
Com o tempo surgiu a Vibro lipoaspiração. Uma máquina que aperfeiçoa o processo, realizando os movimentos repetitivos para o cirurgião plástico. Para que fique mais claro, uma analogia a um objeto comum em nosso dia-a-dia é a escova de dente. O esforço é manual para obter a correta higiene bucal. Com as motorizadas seu esforço é diminuído já que há uma máquina para fazer os movimentos enquanto lhe cabe o trabalho mental. A Vibro aspiração, portanto, como o nome sugere, faz a lipoaspiração com vibração, isto quer dizer, a cânula vibra durante o procedimento e o aspirador retira a gordura.
Cada vez mais, graças ao avanço da tecnologia, novas cânulas foram desenvolvidas com formatos especiais e com materiais novos como o titânio. Uma grande vantagem na mudança das cânulas foi que elas passaram a ficar mais finas no decorrer dos anos. Isso diminuiu as irregularidades do tecido no pós-operatório. Houve também avanços no processo da anestesia, que passou a ter várias técnicas. Hoje já sendo utilizada como anestesia local. A técnica conhecida por HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa), também conhecida por Lipo Light tem anestesia local e é realizada em um dia. O processo é mais simples e o tempo de recuperação é muito rápido. Basicamente o processo é a hidratação das células de gordura com posterior aspiração. Pela facilidade da técnica, vem sendo muito utilizada no mundo, com bons resultados.
Outro avanço da cirurgia plástica estética para melhorar os resultados e a segurança da lipoaspiração foi a Laserlipólise, conhecida por Lipo Laser. Consiste na passagem de uma cânula com um feixe de luz de 1mm de espessura no tecido adiposo, deixando a gordura liquefeita, facilitando o processo de sucção da mesma. Esta técnica é uma das mais revolucionárias da medicina, pois apesar de invasiva, traz muitas vantagens para os pacientes. Primeiro, o feixe gera aquecimento, causando “derretimento†da gordura, como também causa cauterização dos vasos sanguíneos. Isto diminui o edema pós-operatório, diminuindo o tempo de recuperação e a dor no pós operatório da lipo a laser.
Mas a maior vantagem é o fato do laser estimular o colágeno da derme. Como resultado ocorre uma melhora significativa da flacidez de pele no local do procedimento da lipo a laser. Dando um aspecto muito mais natural a pele. Há relatos de pessoas que não manifestaram qualquer tipo de desconforto com a técnica após o procedimento.
Lipo a Laser Smart Lipo
Smartlipo é um sistema a laser cuja principal aplicação é a Laserlipolise, tão minimamente invasiva que atrai grande parcela da população quando comparada a outros métodos convencionais.
Laserlipolise é uma técnica inovadora, especialmente projetada para remover o excesso de tecido gorduroso por interação seletiva do laser com a membrana dos adipócitos. O resultado é o rompimento da membrana da célula adiposa e a eliminação do seu conteúdo que é excretado naturalmente ou aspirado por baixa pressão. Simultaneamente os pequenos vasos sanguíneos, entre o tecido gorduroso, são obliterados devido à fotocoagulação minimizando o edema local.
Finalmente, ao se trabalhar em camadas mais superficiais da pele, é possível promover a fotoestimulação do colágeno, proporcionando sua contração e consequentemente, a melhora da flacidez da pele. Agora existe a lipoescultura a partir de um tratamento minimamente invasivo com o novo equipamento SmartLipo da DEKA.
De fato, a possibilidade de oferecer ao paciente um tratamento em ambiente ambulatorial quando aplicado em pequenas áreas, sem a necessidade da aspiração do líquido obtido pela ação do laser, permite ao cliente um tratamento menos agressivo, com uma melhor e mais rápida recuperação aumentando a satisfação daqueles que buscam resultados reais com a seguinte técnica:
• O laser é introduzido na hipoderme por meio de uma cânula, atingindo os adipócitos e os tecidos vizinhos.
• Devido o efeito fotomecânico, parte do laser rompe a membrana dos adipócitos próximos à extremidade da fibra.
• Em alguns casos os adipócitos não são destruídos imediatamente. Entretanto, a energia do laser é capaz de alterar a permeabilidade da membrana dessas células, o que conduz à sua destruição dentro de um ou dois meses.
• O resultado final é produzido pela redução das células de gordura, com a redução do sangramento, devido à coagulação dos pequenos vasos durante o processo.
A Energia e seus efeitos
No tratamento da Laserlipolise, o laser é convergido por microcânulas com diâmetro de um milímetro onde uma fibra ótica de aproximadamente 300 mm é introduzida. O alto pico de potência de emissão do laser rompe as membranas dos adipócitos causando a liberação do seu conteúdo gorduroso, sendo este de fácil remoção por meio de micro bombas com baixa pressão ou seringas.
A Laserlipolise também pode ser associada aos métodos tradicionais, especialmente em casos de grandes volumes. As vantagens incluem uma redução da flacidez da pele causada pelo esvaziamento gorduroso bem como a homogeneidade das superficíes da pele.
Quanto tempo demora o procedimento?
Aproximadamente 1 hora, isso dependerá da área a ser tratada.
Após quanto tempo os resultados serão percebidos?
Se o médico utilizar uma leve aspiração após o uso do laser, os resultados serão visíveis imediatamente e continuarão melhorando após 3 a 4 meses. Se a aspiração não for realizada, os resultados serão visíveis após 2 ou 3 meses. Este tempo é necessário para a eliminação do líquido gorduroso e para a estruturação e melhora da flacidez da pele após a estimulação do colágeno.
Os resultados são permanentes?
Sim. Entretanto a manutenção do corpo é fator crucial para uma boa estética e também saúde. O Stress, tabagismo, sendetarismo e má alimentação são um dos fatores prejudiciais à saúde do paciente.
Qual o tempo de recuperação após o tratamento?
Os pacientes podem retornar a vida normal imediatamente ou até 48h após o procedimento em áreas pequenas, com restrições para intensas atividades esportivas e saunas por um período de duas semanas. Massagens profundas estão restritas até cinco semanas após o procedimento. Uma opção valiosa para a recuperação e melhora do resultado é obtida por meio da drenagem pós operatória, pelos benefícios do equipamento manthus ou heccus.
Comparado com os métodos tradicionais e intumescentes de lipoaspiração, a lipo pelo Smartlipo oferece características decisivas como:
• Menos invasiva: Cânulas com diâmetro de 1mm;
• Simultânea coagulação dos vasos com conseqüente redução do sangramento;
• Possibilidade de repetição do tratamento na mesma área após poucos meses;
• Comprovada homogeneidade superficial da pele após o tratamento;
• Qualquer aspiração do líquido gorduroso é facilitada pela sua baixa viscosidade;
• Possibilidades de utilização em áreas onde as técnicas de lipoaspiração convencionais não são indicadas como pescoço, face, braço, parte superior do abdômen e joelhos.
Lipoabdominoplastia
LIPOASPIRAÇÃO OU ABDOMINOPLASTIA?
Quando chega o momento da decisão de acabar de vez com os pneuzinhos da barriga com a utilização de cirurgia, é comum acontecer a famosa dúvida: abdominoplastia ou lipoaspiração?
Também as mulheres que já tiveram filhos, que dificilmente escapam da flacidez na região abdominal pós-parto, passam por essa dúvida. Com a idade, a musculatura perde força e o excesso de pele na barriga destrói os contornos da região, principalmente da cintura. Para elas, uma boa opção de cirurgia plástica é a abdominoplastia, que devolve à parede abdominal o aspecto perdido na gestação. Essa cirurgia pode ser complementada com a lipoaspiração, que garante uma silhueta. Quando isso acontece, em geral os cirurgiões optam pela lipoabdominoplastia, quando os dois procedimentos são realizados de uma única vez. Como muitas mulheres preferem se submeter aos procedimentos cirúrgicos de uma única vez, os cirurgiões acabam optando pela lipoabdominoplastia, que além de ter um custo menor, melhora a musculatura e garante o contorno de todo o tronco, incluindo barriga, costas e cintura.
Abdominoplastia
A abdominoplastia retira o excesso de tecido gorduroso e pele flácida, além de reparar as estruturas musculares e redefinir a silhueta. É indicada para quem possui muita flacidez na região ou para corrigir a distensão abdominal, que pode ocorrer em mulheres mais velhas que perderam o contorno da cintura, que passaram por sucessivas gestações ou ainda aquelas que emagreceram muitos quilos e acumularam excesso de tecido na região.
Na maioria dos casos a cirurgia é feita com anestesia peridural, dura cerca de três horas e necessita de um a dois dias de internação. O lado ruim da abdominoplastia é a cicatriz que fica localizada horizontalmente, logo acima dos pêlos pubianos, se prolongando em maior ou menor extensão para as laterais. Outra pequena marca, quase imperceptível, é feita no interior do umbigo. A idéia é deixar a cicatriz escondida embaixo do biquíni, mas vale lembrar que dependendo do modelo ela pode acabar aparecendo.
Lipoaspiração
É a técnica clássica para retirada de tecido adiposo. Indicada para mulheres que desejam retirar o excesso de gordura (que não conseguem perder com exercícios), reduzir as medidas da barriga, mas não necessariamente sofrem de flacidez abdominal.
A Lipoaspiração utiliza cânulas para sucção da gordura através de pequenas incisões que não deixam cicatrizes. Hoje em dia, inclusive, as cânulas estão cada vez mais finas e menos invasivas. No entanto, quando a retirada de gordura é muito grande, há uma sobra excessiva de pele e tecidos que precisa ser retirada com a abdominoplastia. Esta é outra situação em que a lipoabdominoplastia, combinação das duas técnicas, garante resultados melhores.
Lipoescultura
Cada vez mais pacientes de cirurgia plástica e cirurgiões plásticos em Santa Catarina SC , Blumenau, Florianópolis, Joinville, Curitiba, Rio do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Indaial e Pomerode estão em busca de um resultado perfeito, em que o corpo é remodelado, ou seja, a silhueta é esculpida e corrigida.
A indicação dos especialistas é a lipoescultura. Entenda como é feita a lipoescultura: Diferente da lipoaspiração cujo objetivo é apenas remover os depósitos de gordura acumulados na região dos quadris, culotes, coxas, abdome, costas, joelhos e pescoço, a lipoescultura acontece retirando a gordura de uma região e a injetando em outra para remodelar o corpo, preenchendo algumas áreas deprimidas. O objetivo é recriar contornos mais harmoniosos.
A lipoescultura assim como a lipoaspiração é apenas indicada quando não se consegue perder a gordura localizada por meio de dietas e exercícios físicos. Nenhum dos procedimentos tem como objetivo principal Emagrecer a/o paciente que está muito acima do seu peso ideal.
A lipoescultura permite esculpir áreas da face, aumentar e modelar os glúteos e e preencher áreas deprimidas O objetivo da lipoescultura é proporcionar redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, como a barriga e, ao mesmo tempo, conferir melhor contorno em outras regiões, corrigindo imperfeições, inclusive na face e glúteos.
Na Cirurgia de Lipoescultura é retirada a gordura do paciente por meio da lipoaspiração e injetada novamente para modificar o contorno de certas regiões. A gordura passa por processo especial de purificação antes de ser enxertada.
Locais como as mamas devem ainda ser evitados, pois é uma região em que a gordura enxertada pode se confundir com imagens de câncer nos resultados de mamografia.
A duração da cirurgia de lipoescultura depende da quantidade de gordura e da área da remoção. Assim que a lipoescultura acaba, o local é coberto com curativos para evitar a inflamação e as cicatrizes são semelhantes as da lipoaspiração.
Mesmo assim é importante salientar que existe a possibilidade de má cicatrização, infecções, reações à anestesia, ou até mesmo hemorragias sob a pele, causando inchaços. Por isso é fundamental escolher um profissional com o título de especialista em cirurgia plástica através do cadastro no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Como a gordura é do próprio corpo do paciente, não existe risco de rejeição. Entretanto, até 30% do que foi injetado pode ser reabsorvido pelo organismo, principalmente em fumantes. Como uma parte da gordura será reabsorvida, o cirurgião plástico deve compensar injetando um pouco mais de gordura do que é necessário, para compensar esse processo esperado de reabsorção.
O pós-operatório é muito parecido com o da lipoaspiração e nunca deve massagear a região que recebeu a aplicação de gordura, justamente para não intensificar a reabsorção. No primeiro mês, os edemas, consequência da cirurgia de lipoescultura, começam a melhorar. A cinta elástica é indicada até pelo menos 45 dias. Nos próximos meses, segundo e terceiro, é comum a retração da pele. O efeito do contorno corporal só aparece mesmo em três meses.
É importante evitar esforço por pelo menos um mês e não molhar os curativos na primeira fase, dois dias depois. Também evitar alguns medicamentos (o médico indicará)e não se expor ao sol por pelo menos oito semanas.
Lipoescultura / Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não balança.
Os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada.
No caso da lipoescultura, parte da gordura aspirada é usada para enxertar áreas em que se precisa um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc.).
Tipo de anestesia
Depende da área a ser operada e do volume de gordura a ser lipoaspirado. Pode ser desde a anestesia local, local com sedação, peridural, ou geral.
Tempo de internação
Varia de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da lipoaspiração.
Pós-operatório
Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que resolvem sozinhos em 21 dias, na maioria dos casos. Durante o 1o mês depois da Lipoaspiração o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o 2o e 3o meses, época na qual ocorre uma maior retração da pele. Uma cinta elástica deve ser usada por 1,5 mês e é indicada drenagem linfática e ultrassom a partir de 7 dias da cirurgia, no intuito de acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e o endurecimento.
Complicações
São raras as complicações em lipoaspiração, porém podem ser citadas: hematoma, seroma, irregularidades, infecção, trombose, acidentes durante a cirurgia e problemas anestésicos. O seroma, a complicação mais comum em grandes lipoaspirações, é o acúmulo de um liquido claro na região operada, formando como uma “bolsa de água”. Nestes casos procede-se ao esvaziamento através de punções, com resolução do problema e sem prejuízo do resultado. Pode-se usar drenos em lipoaspirações extensas, o que reduz o risco de seroma, por drenar o liquido formado, evitando assim que este acumule.
Livre-se do "Papinho"
Lipoaspiração de Submento (Pescoço) ou Cervical
A lipoaspiração cervical é um dos procedimentos disponíveis dentre outros na cervicoplastia, ou cirurgias plásticas para a região do pescoço. A sua indicação isolada é apenas para pacientes que não possuam muita flacidez cutânea ou muscular da região cervical, apresentando mais excesso gorduroso da região do pescoço.
Muitas vezes, associa-se a lipoaspiração cervical com o lifting cervical, onde neste, é feito também o tratamento da musculatura platismal e retirada do excesso de pele.
Desta maneira, pessoas que apresentam muita flacidez de pele ou muscular, possuindo bandas platismais, terão resultados pequenos ou ruins, quando submetidos somente a lipoaspiração do pescoço. Excesso de pele com bandas platismais, caso sem indicação para a realização isolada da lipoaspiração cervical.
Como qualquer outra lipoaspiração, o resultado depende também do grau de retração da pele, após a retirada da gordura. Pacientes com pele mais firme, geralmente terão maior retração cutânea, com melhor resultado, ao contrário das pessoas que possuam uma flacidez cutânea maior
O que você precisa saber sobre Lipoaspiração?
Durante uma consulta inicial, seu cirurgião plástico irá avaliar sua saúde, avaliar o estado de sua pele, e discutir as opções que são melhores para você, quais os métodos mais apropriados para sua situação em particular, a eficácia e a segurança do procedimento, e suas expectativas serão discutidos em detalhes.
Como é lipoaspiração?
Em geral, durante uma lipo os procedimentos incluem pequenas incisões em áreas selecionadas e com um dispositivo de sucção à vácuo (conectado a um pequeno instrumento de aço inoxidável, chamado cânula) remove as células de gordura. Depois que a gordura é removida, suturas (pontos) são usados para fechar as incisões, seguido pelo uso de cintas e faixas compressoras para minimizar o inchaço pós-operatório.
Quais são os riscos e complicações da lipoaspiração?
A submissão em qualquer procedimento cirúrgico pode envolver o risco de complicações, tais como os efeitos da anestesia, infecção, inchaço, sangramento e dor. A lipoaspiração é normalmente segura e com riscos mínimos, com possíveis complicações quando os pacientes não são cuidadosamente selecionados, a sala de cirurgia não é devidamente ocupada ou o médico não foi devidamente treinado. Lipoaspiração é o mais freqüentemente realizado procedimento cirúrgico cosmético e tem um histórico de segurança muito bom quando realizado em conformidade com as recomendações da Sociedade de Lipoaspiração.
Em que áreas do corpo a lipoaspiração pode ser feita?
Os locais mais comuns para lipoaspiração incluem o queixo, bochechas, pescoço, braços, abdômen, nádegas, quadris, coxas, joelhos, panturrilhas e tornozelos.
A lipoaspiração pode ser feita em mais de uma área no mesmo tempo?
A lipoaspiração pode ser feita em mais de uma área ao mesmo tempo, se a quantidade de gordura retirada não exceder o valor recomendado, dentro dos limites de segurança.
Qual é o tempo de recuperação depois da lipoaspiração?
O resultado varia de acordo com vários fatores, desde o volume de gordura removida até o tamanho da área de remoção. Na maioria dos casos a lipoaspiração é um procedimento ambulatorial. Dependendo das áreas tratadas, a maioria das pessoas são capazes de retornar ao trabalho dentro de um ou dois dias até uma semana. Imediatamente, após a cirurgia, é necessário usar uma roupa especial (que comprime as áreas tratadas, para minimizar o inchaço) por 3 a 4 semanas.
Quantas horas dura uma lipo?
O tempo para realizar a lipoaspiração pode variar consideravelmente, exigindo geralmente entre 1 a 4 horas, dependendo do tamanho da área, a quantidade de gordura a ser removida, o tipo de anestesia e a técnica a utilizada.
Como devo me preparar para Lipoaspiração?
Antes de o procedimento cirúrgico, o cirurgião vai realizar uma análise clínica completa e exame físico para avaliar o seu peso total, a sua pele e tônus muscular, além da distribuição global dos depósitos de gordura. Também será necessário o conhecimento de suas alergias, medicamentos de uso regular e cirurgias anteriores - afinal, seu cirurgião precisa calcular todos os possíveis riscos da sua operação.
Quando é que posso retomar minhas atividades normais?
O processo de cura da lipoaspiração geralmente é gradual. Você será encorajado a começar a andar o mais rapidamente possível para reduzir o inchaço e evitar coágulos de sangue - os quais geralmente se formam nas pernas. Na maioria dos casos é possível para o paciente voltar as atividades normais dentro de poucos dias, mas ao longo das semanas esse processo vai ficando cada vez mais fácil.